quinta-feira, 12 de maio de 2011

NÁDIA FERNANDA MAIA DE AMORIM

Maria Clara Machado, escritora de peças infantis, foi teatral desde cedo. Com as irmãs representava para os pais e seus amigos intelectuais. Um belo dia, no fim de uma apresentação, pediu que a seleta plateia opinasse: Sejam verdadeiros.

O poeta Murilo Mendes levantou-se, e, para provocá-la, disse: Você é muito pernóstica. Ela não conteve a alegria. Foi correndo contar à mãe: acabo de ser elogiada: me chamaram de pernóstica – Sabe o que significa pernóstica ? Claro, pernóstica é quem tem pernas bonitas – Mesmo quando soube o que era pernóstica, disse Maria Clara – continuei feliz, porque afinal, ser pernóstica é maravilhoso para quem decide tornar-se atriz. Assim, Clara foi introduzida no mágico mundo das palavras.

PLENÁRIO EMINENTE, hoje, com absoluta PROTEÇÃO DIVINA, teremos grata honra: conhecer a mais nova obra de uma escritora, que à semelhança de Maria Clara, priva da intimidade das palavras, usando-as com correção e propriedade irretocáveis: Profa. Nádia Fernanda Maia de Amorim, que nesta noite histórica lança DEMOLIÇÃO SOCIOAMBIENTAL E PSÍQUICA. Nádia é graduada em História pela Universidade Federal de Alagoas. Cursou Mestrado e Doutorado na USP, em Ciências Sociais e Ciências Humanas, com área de concentração em Antropologia – Assídua frequentadora das conferências do Professor e Ex-Presidente FHC. Foi aluna modelar da

Dra. Ruth Cardoso. A Antropóloga Nádia recebeu convite para lecionar em São Paulo e depois na Espanha. Tem inúmeras obras publicadas.

Lançado neste momento, o livro: Demolição Socioambiental e Psíquica, analisa os motivos da conduta humana.

No século XVII, desse tema também ocupara-se o moralista francês François de La Rochefoucauld. E quando lhe indagaram: por que indivíduos, a princípio virtuosos, desencaminham-se ? Respondeu: “Les virtues se perdent dans l’interret comme les fleuves dans la mere. As virtudes se perdem nos interesses, como os rios se perdem no mar”

Dignificante é constatar que entre nós convive alguém do realce intelectual e da estatura moral da Profa.. Nádia Fernanda Maia de Amorim, uma espécie de uirapuru, que quando canta, as outras aves calam.

Profa.. Nádia, parabéns por dignificar o Estado de Alagoas.

________________________________________________________________________

Prof. Dr. Ricardo Nogueira

Lançamento do Livro - Demolição Socioambiental e Psíquica - Professora Nádia Amorim
Casa da Palavra - 07 de maio de 2011

Vejam algumas fotos dessa noite memorável ...

Um comentário:

  1. Explêndida matéria. Muita emoção ...

    Professor Ricardo Nogueira,
    Sou alagoano e resido em Brasília. Trabalho no STJ e sou idealizador de um blog cultural (www.encontroculturaldf.blogspot.com) cuja finalidade é divulgar eventos e consequentemente a cultura Brasiliense e do nosso Brasil.
    Estamos aberto para divulgar matérias , lançamentos de livros, revistas, eventos de nossa Alagoas.
    Já tive a honra de fazer um curso de Como falar em público com o senhor e de ter também visitado este aconchegante espaço.
    Espero que o senhor goste do meu blog.
    Saudações Culturais,
    Eduardo Jorge Soares Costa

    ResponderExcluir